terça-feira, 5 de outubro de 2010

Famílias Beirão e Laires

Reconhecem-se (esqª para a drtª): Joaquim Beirão, Maria Albuquerque, Ilídio Beirão, Maria da Graça Laires, João Albuquerque, António Laires "Carteiro", Toneca Laires e .................

Emigrantes nos EUA

Esta é uma fotografia da família da esposa do Prof. Casanova (1ª á esquerda), que se radicou nos EUA há muitos anos.

Geminação com Cumberland, EUA

Em 1995, na cidade de Cumberland, RI, EUA, realizou-se a cerimónia de Geminação entre Penalva do Castelo e aquela cidade.


Deebaixo da árvore

Debaixo baixo da árvore (da Maledicência), um grupo de Penalvenses, infelizmente já falecidos, trocava impressões sobre...vai-se lá saber o quê!
Torcato, "Perdielas", João Barros Leite, Manuel "Pelão", José Maneca, ...... e José CRuz.

A Carta de Condução

Este exemplar da Carta de Condução do Sr. António"Toneca" Laires, tem 62 anos. Não haverá muitas por aí!


As Torres de Castendo

Esta fotografia, a mais antiga que se conhece da vila de Castendo, será, possivelmente, do final do séc. XIX, dado que a Igreja da Misericórdia, cuja construção se iniciou cerca de 1830, esteve largos anos sem a 2ª torre. Julga-se que terá sido feita na festa de um casamento ou outra cerimónia particular, dado que, como é visível, as pessoas trajam o fato domingueiro e não há uma multidão ou símbolos religiosos á vista que indiciem uma festa religiosa.

As caçadas nos anos 20

Esta fotografia, foi, tirada nos anos 20 e reconhecem-se (1º á direita) o Sr. Artur "Diarreia", famoso caçador á época, o Padre Sebastião (ao centro no lugar do passageiro e possível proprietário do automóvel da marca Darraq, e, (último da direita) o Sr. António Cardoso, pai do Sr. António "do Boco".
Neta fotografia, possivelmente da mesma época, apenas se reconhece o Sr. António Cardoso (2º homem de pé, á esquerda).

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Tempo de mudança

Por razões técnicas, ou outras, que não entendo, o blog http://www.gabrielcosta.blog.com/ deixou de ter capacidade para receber mais fotografias do que as que continha, tornando o seu acesso cada vez mais dificil. Alertado por vários visitantes do mesmo, tentei reparar as deficiências, mas não consegui.
Pior ainda, para além da dificuldade de acesso, eu mesmo deixei de poder aceder às fotografias mais antigas. Assim sendo, não me resta outra hipótese que não seja a de recomeçar na esperança de ver o seu acesso facilitado e com mais capacidade de armazenamento.
Este blog, pela impossibilidade em manter a denominação antiga, chamar-se-á TORRES DE CASTENDO. Facilmente se perceberá a razão do nome. Espero apenas que seja um lugar de entretenimento e lazer e dê a todos os Penalvenses um pouco do aroma a Maçã do Bravo, um sabor Queijo da Serra e um bafo a vinho do Dão.
E disposição das fotografias neste blog, pode não ser idêntica á anterior, por isso, as diferenças que encontrarão não terão a ver com novidades mas com facilidades de introdução das mesmas no blog.
Vamos lá ver como corre!